sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projeto Amazônia

A partir de um estudo da realidade escolar e local, com informações levantadas pelos professores e equipe pedagógica da escola e avaliações levantadas do PAEBES, ficou evidenciado como necessidade escolar e local um trabalho maior de leitura, escrita, valorização da escola, valorização do estudo na vida dos alunos e das famílias.
Para articular essa problemática com a proposta curricular da escola, a equipe pedagógica e os educadores, percebendo a necessidade de aprimorar as competências lingüísticas dos alunos (melhorar a capacidade de leitura, de produção escrita, compreensão e interpretação do que se lê e da sua vida) enfim; uma forma de ampliar os horizontes. Em função do elevado número de alunos com baixa auto-estima e pouca cultura lingüística. Como ponto de partida, a escola fez um levantamento dos indicadores educacionais e perceberam um baixo índice nas médias das provas Brasil, Desempenho do Ensino Fundamental, IDEB e PAEBES. Relacionados em quadros abaixo. A partir da situação que se encontra a escola e os alunos, ficaram definidos em tópicos os principais aspectos para desenvolver no projeto.
Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-motoras. Pela teoria piagetiana, a interdependência nos campos biológico, cognitivo e social, traz a dimensão da permanente troca que o homem faz com seu meio. Esta é básica à estruturação da inteligência e à construção do conhecimento humano. Abre-se então, um espaço a ser ocupado pelo professor enquanto participante do meio ambiente de seu aluno. Professor e aluno terão, na escola, um mundo concreto, campo aberto a interações.
“A relação com o mundo se assenta, então, nos períodos de desenvolvimento cognitivo: período do pensamento sensório-motor, operatório-concreto e lógico-formal” (PIAGET, J. 1977: 41).

É, antes, um processo nos quais as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.

Fundamentação Teórica:

No presente momento estamos presenciando uma fase difícil do sistema ambiental, segundo o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, O desmatamento na Amazônia em outubro e novembro de 2009 atingiu 247 quilômetros quadrados (km²) de floresta. Na comparação com os mesmos meses de 2008, houve queda de 72,5%. A preservação do Meio Ambiente conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes na paisagem local e em paisagens urbanas e rurais. Com a integração da área de ciências também há uma afinidade peculiar nos conteúdos, uma vez que o funcionamento da natureza e suas determinações na vida dos homens devem ser estudados. Sem perder de vista as especificidades de cada uma das disciplinas: Artes, geografia, história, língua portuguesa e matemática.

“... Em 50 ou 100 metros de caminhada, quase não se vê uma única variedade de árvore repetida. Dizemos, então,que a Floresta Amazônica se caracteriza por um elevado grau de diversidade ecológica, ou biodiversidade. Isso é, também, uma característica de ecossistemas frágeis. Em conseqüência da pobreza do solo, é muito mais fácil ocorrer a morte de plantas de uma determinada espécie, mais sensíveis à falta de um elemento ou ao ataque de uma praga. Assim, se todas as plantas desse ambiente fossem de uma só espécie, a floresta toda desapareceria...” Samuel Murgel Branco p.31.

A educação deve ser vivenciada pelos alunos numa dimensão de estudos, conhecimentos e investigações. Propomos com esse tema em questão, neste trabalho de pesquisa e projeto. Amazônia.

IV - Objetivos Educacionais Pretendidos com a Experiência:

Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio ambiente em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação da natureza.

Objetivos Específicos:
-Incentivar a preservar a natureza como uma forma prazerosa e carinhosa.
-Estimular a criatividade através da motivação com as árvores.
- Integrar a natureza nas atividades culturais.
- Utilizar as artes da natureza com a sociedade ao seu redor.
- Conscientizar a sociedade para interagir de acordo com sua realidade ambiental.

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