070810_et1gz_cultura_ Monique na TV Globo 2010.wmv

Loading...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projeto Chá Literário com Arte

É através da leitura que se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio- cultural. É fundamental que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de que o gosto pela leitura e a boa formação de leitores. É preciso envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.

Sabemos que a Leitura não é uma habilidade que se desenvolve por ordem, obrigação, mas sim uma habilidade que envolve a decisão do leitor.
Dentro desse pressuposto desenvolveremos o “ Projeto Chá Literário com Arte”. Partindo deste princípio surgiu a ideia de juntar Literatura e Arte, com o propósito de ler com prazer, gosto, estimulando, então, o pensamento crítico e criativo e acabar com a visão de que “ler” é muito complicado e cansativo.

Enfim, “ O Chá Literário Com Arte” é um projeto diferente, as atividades previstas são diversificadas e exploram a criatividade do aluno. Assim como roda de leitura, o chá literário tem o propósito de instigar. O aluno à pesquisa, leitura e produção de textos. Nesse trabalho o discente tem a oportunidade de desenvolver várias atividades relacionadas a literatura e atualidade envolvendo outras disciplinas.

É justamente nesse momento que avaliamos o crescimento intelectual do aluno. A leitura e a contextualização literária que ele produz, são os resultados que esperamos obter.

Objetivos

Específico: Estimular a criatividade dos alunos e aproximá-los de atividades artísticas e também da leitura.
• Promover a interdisciplinar com as demais áreas de ensino, pois os alunos se envolverão e usarão seus conhecimentos e aprendizagens em diversas disciplinas.
• Valorização da leitura.
• Transmitir o gosto da leitura aos colegas na hora das dramatizações.
• Contextualizações, recitação de poema, jogral, dança.
• Reconhecer os diferentes gêneros literários.


Objetivo: Geral

Despertar o gosto e hábito de leitura, vendo a leitura como uma porta para novas descobertas.
Metodologia

• Apreciação e leitura das obras dos autores: Walcyr Carrasco, José de Alencar, Cândido Portinari, Luiz Veríssimo, Mário de Andrade, Fernando Pessoa, Sha Kespeare e Vinícius de Moraes, Jorge Amado, alguns escritores do Espírito Santo. Serão reproduzidas , recitadas, representadas.

• Pesquisa sobre os gêneros literários: Vida e obra dos autores citados.

• Análise das obras pesquisadas:
Dramatizações, contextualizações, recitação de poemas, jogral, entre outras atividades.




• Teatro, Os retirantes, de Cândido Portinari (Cessão de uso de imagem).

• Dança (Chá Literário) xote das meninas. ( Luiz Gonzaga).

• Propagandas literárias.

• Análise releitura das obras de Portinari.(tela).

• Peça Teatral: O gato malhado ( Jorge Amado) .

• Os Saltibancos e outros.

• Pesquisa no laboratório de informática.

• Pintando Poesia.

• Criação de coreografias e produções teatrais

Organização do Chá Literário com Arte

Desenvolvimento

O Projeto Chá Literário com Arte será desenvolvido durante os meses de agosto, setembro, outubro.
Contará com o envolvimento dos professores das seguintes disciplinas: Artes, Educação Física, Inglês e Língua Portuguesa e com a participação efetiva dos alunos do turno matutino e vespertino das 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries. No primeiro momento, orientados pelos professores das disciplinas citadas acima, os alunos pesquisarão as obras dos autores citados na metodologia. Em seguida tecerão análises das obras e continuarão a pesquisar no laboratório de informática. Após pesquisa aprofundada sobre vida e obras dos autores citados, os docentes envolvidos coordenarão as montagens das peças teatrais, recitação de poesias e coreografias. Com a orientação da professora da Língua Portuguesa os alunos farão produção escritas de poesias, teatros criados individual ou coletivamente; e com as orientações da professora de Educação Física e do professor de Artes os alunos criarão coreografias e tela para representar a poesia produzida por eles “Pintando Poesia”. Durante as aulas de Arte e Inglês, os alunos confeccionarão os figurinos para a apresentação das coreografias e peças teatrais .O professor de Inglês e de Educação Física irá orientar os alunos na produção das peças teatrais. Para finalizar os alunos orientados pelos professores de Língua Portuguesa, Inglês e de Artes produzirão cartazes para divulgar o evento cultural Chá Literário com Arte e também confeccionarão os convites.
A culminância do Projeto Chá Literário com Arte será com a organização do quarto Chá Literário, só que desta vez com um diferencial “Chá Literário com Arte envolvendo Área de Linguagem e Códigos.

Encerramento

O projeto Chá Literário com Arte encerra-se com a organização e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Exposição de trabalhos Literários;
Exposição de Obras dos autores pesquisados;
Apresentação de peças teatrais criadas pelos alunos, dos autores citados;
• Poesias;
• Fábulas;
• Memórias;
• Travalínguas;
• Conto;
• Crônica;
• E outros.
Exposição das telas feitas pelos alunos.
Observação: Os alunos produzirão poesias em seguida representarão essas poesias através da pintura.

Observação: Espera-se alcançar um significativo número de alunos leitores em nossa escola. Portanto é preciso que todo corpo pedagógico esteja envolvido.

Materiais que serão utilizados: TNT, folha A4, papel (cenário), telas, tintas, pincéis, chá, bolos, biscoitos e CD virgem (cópias – Xerox)

Observação: No decorrer das apresentações os alunos serão servidos com chá, bolos, e biscoitos.

2 comentários:

  1. maravilhoso!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua participação. Seremos parceiros. Felicidades! Monique Beltrão.

      Excluir

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.