sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projeto Ler, Escrever, Contar e Muito Mais...

A partir de um estudo da realidade escolar e local, com informações levantadas pelos professores e equipe pedagógica da escola, ficou evidenciado como necessidade escolar e local um trabalho maior de leitura, escrita, valorização da escola, valorização do estudo na vida dos alunos e das famílias.
Para articular essa problemática com a proposta curricular da escola, a equipe pedagógica e os educadores, percebendo a necessidade de aprimorar as competências lingüísticas dos alunos (melhorar a capacidade de leitura, de produção escrita, compreensão e interpretação do que se lê e da sua vida) enfim; uma forma de ampliar os horizontes. Em função do elevado número de alunos com baixa auto-estima e pouca cultura lingüística, os profissionais da escola definiram em reunião pedagógica que desenvolverão ao longo do ano um projeto educacional com temas que permitirão valorizar pelos pais e alunos pelo estudo, ampliar as possibilidades de inserção da família e da comunidade na escola, ampliar as possibilidades de lazer, recreação, educação e cultura na comunidade às necessidades de aprimorar suas competências lingüísticas e aumentar o desejo de ser uma pessoa diferenciada no mercado de trabalho e no futuro.
Como ponto de partida, a escola fez um levantamento dos indicadores educacionais e perceberam um baixo índice nas médias das provas Brasil, Desempenho do Ensino Fundamental, IDEB e PAEBS. A partir da situação que se encontra a escola e os alunos, ficaram definidos em tópicos os principais aspectos para desenvolver no projeto.
Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-motoras. É, antes, um processo nos quais as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
Necessidades: Alunos carentes, famílias carentes, pessoas com baixo rendimento financeiro, poucas oportunidades de lazer e ampliação dos horizontes. Resgatar o desejo pelos estudos.



Objetivo Geral:

Fazer com que o aluno avance, aprendendo conceitos básicos no início do seu processo de aprendizagem para que no futuro possa completar os seus estudos.


Objetivos Específicos:
• Resgatar a importância da leitura e da escrita,
• Desenvolver a linguagem oral e a linguagem escrita,
• Desenvolver a atenção e o raciocínio,
• Inserir através do processo alfabético o entendimento sobre a formação e leitura das palavras,
• Conhecer o alfabeto e sua leitura,
• Ler e escrever palavras, frases e textos,
• Entender um texto e o contexto da leitura.
• Estabelecer melhores condições para contar e entender a matemática.

Meta:

Ensinar o aluno a ler, a escrever e a contar.


Resultados esperados:
Alunos com:
• Maior motivação nos estudos e pela vida:
• Melhor competência lingüística (capacidade de leitura, produção, compreensão e visão de mundo);
• Gosto pela leitura e pelas escolas de lazer e cultura;
• Maior desenvoltura e flexibilidade para contar e entender a matemática;
• Melhor intenção de escrita e leitura;

Metodologia:

A equipe pedagógica e docente da escola está comprometida com a organização e o desenvolvimento de atividades diferenciadas que promovam a leitura e a motivação dos alunos.
O projeto estará contemplando os núcleos de linguagem e matemática.
As ações abaixo relacionadas foram definidas em reuniões da equipe pedagógica e professores envolvidos no projeto. A partir destas ações, serão realizadas as atividades elaboradas num planejamento coletivo.

Ações:
• Seleção de literaturas infanto-juvenis interessantes, que envolvam a dramatização, destaque do personagem.
• Levantamento e definição de atividades de leitura;
• Roda de leitura dentro e fora da sala de aula;
• Pesquisa sobre a biografia dos autores;
• Pesquisa e estudo de pessoas em destaque na comunidade e/ou de outros lugares (escritores ou não).
• Confecção de painéis e jogos matemáticos;
• Organização de tabelas de calcologia.
• Roda de conversa com pessoas do bairro, que participaram da vida de alguém que venceu com os estudos.
• Apresentações de teatros, dramatizações e/ou personagens dos livros lidos, para a escola;
• Montagem de um slide com os momentos marcantes do projeto;
• Confecção de painel de fotos para apreciação da comunidade escolar e local;
• Divulgação dos resultados do projeto tendo como ponto de partida à família e a comunidade.


Avaliação:


A avaliação será feita durante a execução do projeto pelos professores do projeto e a equipe pedagógica da escola. Nas atividades em sala de aula, os professores do projeto vão planejar os momentos de avaliação com os alunos, podendo lançar mão de diversas estratégias avaliadoras: presença e registros das etapas vividas e participação dos alunos nas atividades. Ao final de cada ação ou etapa cumprida, os professores realizarão com os alunos uma recontextualização dos momentos vividos pelo grupo. E ao final do projeto a escola fará um relatório avaliativo das aprendizagens, dificuldades vencidas, os avanços, conquistas e resultados alcançados pelos alunos participantes do projeto. Durante todo o momento o projeto será avaliado, vivenciado e contemplado por todos, a fim de que possamos acrescentar sempre novidades e ressaltar as maravilhas da diversidade e das realizações de cada um. A avaliação será diagnóstica e formativa, para acrescentar e desenvolver aptidões e habilidades concretas em nosso aluno.

Fontes de Informação: Revistas, Jornais e Livros:

LERNER, Dilia, Ler e Escrever na Escola: O real, o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed 2002 P. 88-89.
FERREIRO, E., Reflexões sobre alfabetização. São Paulo, Cortez, 1989. (Coleção 14 Questões de Nossa Época).
TEBEROSKY, A., Aprendendo a escrever. São Paulo: Ática, 1992 (Coleções Fundamentos). Vozes, 2001,

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