sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projeto Uma Noite na Biblioteca

A escola Estadual de Ensino Fundamental está situada na Rua D. Pedro II, nº. 21, Bairro Bandeirantes, município de Cariacica, distrito de Itaquari. É uma escola que atende 1.390 alunos, sendo 468 adolescentes do 1ª a 8ªsérie do Ensino Fundamental de 8 anos, no turno matutino e 457 alunos do 1ª a 8ªsérie no turno vespertino.
No fim de um dia de aula e trabalho na Escola Mariano Firme de Souza, sexta feira dia 06 de junho de 2010, os funcionários da Escola, em Cariacica, organizaram a limpeza, as estantes de livros. Embora esse fosse um procedimento normal em todo expediente, naquele dia a arrumação tinha outro motivo especial: receber um grupo de 23 alunos, meninos e meninas, entre 08 e 11 anos, que iriam passar a noite ao lado dos livros. Vinte e duas horas da noite era a hora marcada para começar a exploração de um ambiente repleto de saberes, com muita leitura e contação de histórias, e que só terminaria na manhã do dia seguinte as oito horas.
Ao chegarem foram recebidos pela Pedagoga Monique Beltrão e pela Diretora Tenodora Vieira. Parecia noite de festa, onde esperávamos os convidados. Tinha aflição no ar.
Aos poucos alunos e familiares chegavam com suas bagagens de mãos, colchonetes, travesseiros, roupas de cama, pijamas e muita empolgação.
Com todos já devidamente em seus lugares e colchões marcados com suas roupas de cama, começou a entrega das medalhas pelos Professores e Diretora, certificados de melhor leitor e um presente da Escola. Em seguida, pais, mães e todos se preparavam para um lanche e em seguida um momento de muita alegria: A contação de história trazida pelo tio Diu. Neste momento mágico entrou a todo vapor a TV Gazeta que registrou tudo conforme o que passava e tinha programado. Uma vivência nova, uma história atrás da outra e muita imaginação. Alunos boquiabertos encantados permaneciam acordados até a última frase e até lá, só o momento do sono. Literalmente a Escola Mariano Firme não dormiu. Neste dia a Escola passou do seu horário e vivenciou um dia encantador. Os pais que trabalhavam no outro dia chegaram a falar: “Gostaria muito de poder dormir aqui, afinal, tudo está muito bom!”. Alunos que garantiram terem vivido o dia mais importante das suas vidas. Tudo isso, para garantir a premiação dos alunos leitores do semestre nesta Escola.

Desenvolvimento das Ações:


Avaliação dos Resultados:

Os resultados são parciais e a premiação ainda se segue pelo próximo semestre para contemplar todos os alunos da Escola e todos os turnos.

Conclusão:

O projeto poderá ser utilizado por todos os alunos envolvidos neste conteúdo acadêmico, leitura. Qualquer professor poderá utilizar este trabalho como forma de premiação e sempre terá um resultado positivo e inovador.

Um comentário:

  1. Este projeto é inédito na Escola Estadual do Estado do Espírito Santo. Uma premiação envolvente que coloca os alunos da Escola Estadual Mariano Firme de Souza, empolgados com a leitura e com a Biblioteca. Acreditam na leitura e se colocam a disposição de uma premiação como esta. Toda ação foi amparada pela comunidade local que transcendeu as nossas expectativas. Uma ação inovadora!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.