sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projetos que inserem a Arte como ponto de partida

A Escola Estadual Mariano Firme Souza, localizada em Cariacica, realiza diversos projetos integrando Artes às outras disciplinas com os alunos do 1º ano e da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Um desses projetos envolve os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, chamado “Pesquisando e conhecendo a vida dos insetos”. O objetivo é fazer com que os estudantes aprendam sobre os insetos, sua importância para o meio ambiente e doenças transmitidas por eles.

“Eu falei dos vários tipos de insetos e trabalhamos poemas e textos. Já a professora de Artes mostrou as borboletas e suas cores, além de ensinar a desenhar os insetos e confeccionar máscaras”, destacou a professora Maria José Marjoni. Ela ressaltou também que é importante trabalhar de forma integrada, mesmo no primeiro contato do aluno com a Escola. “Temos que ensiná-los a trabalhar em grupo e a relacionar os diversos tipos de conhecimento. É importante que eles percebam que tanto as áreas do conhecimento quanto as pessoas podem se relacionar”, salientou.

Já na 5ª série, o professor de artes Sidney Gomes trabalha uma técnica de xilogravuras, utilizando isopor para imprimir imagens em outros suportes. A xilografia é a arte de entalhar um desenho artístico em uma prancheta de madeira, ou de algum outro material, de modo que, por meio desta possa ser reproduzido em papel, numa prensa tipográfica ou manual. Segundo o professor, um dos objetivos é mostrar como imprimir várias obras de arte a partir de uma única matriz.

“Esse projeto está integrado com Língua Portuguesa, pois vamos trabalhar com a literatura de cordel, que usa a técnica de xilogravura para imprimir suas obras.” Ele destacou também a importância do uso de materiais reaproveitáveis. “É importante o uso de materiais recicláveis como o isopor, pois nossos alunos veem a arte até no que é jogado fora.”

Outro projeto envolvendo as Artes é realizado pela 6ª série. Motivados pela professora de Biologia, os estudantes produziram histórias em quadrinhos falando sobre as bactérias. “Contei para eles a história da peste negra e depois pedi para desenharem e criarem uma história em quadrinhos, com a ajuda do professor de Artes, que trabalhou a parte artística da produção de histórias em quadrinhos. É uma experiência interessante, pois quando o aluno desenha, nós podemos ver até onde foi a compreensão sobre o assunto”, destacou a professora de Biologia Sônia Eleonor.

Para o professor de Artes Sidney Gomes, essa integração entre as áreas do conhecimento é fundamental para ampliar os horizontes dos estudantes. “É uma integração primordial. A arte pode vir de qualquer ponto e está presente em todas as disciplinas. Cada uma delas tem um pontinho de arte que pode ser utilizada para criar uma nova visão de mundo nos nossos alunos”, concluiu.

2 comentários:

  1. oi monique aqui é o lucas aprigio, to passando pra dizer q to com saldades, e te agradecer em nome da minha banda, "banda órion" graças a vc eo mariano firme, estamos lançando nosso primeiro CD...estamos fazendo varios shows, eu e minha banda só tem a agradecer a vc...

    ResponderExcluir
  2. Lucas Aprígio, você é um sucesso, sempre confiei em você e acredito no seu sucesso. Parabéns! Monique Beltrão.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita, parceria e contato. Educação também é isso interagir e fazer parte. Volte sempre. Grande abraço! Monique Beltrão.