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ANÍSIO E A REFORMA DO ENSINO

NO RIO DE JANEIRO



A administração de Anísio Teixeira, inicialmente como Diretor do Departamento de Educação e depois como Secretário de Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, é analisada pela Prof.ª Juracy Silveira, que acompanhou, na condição de Diretora de escola e Orientadora Educacional as reformas realizadas no período de 1931 a 1935.

A certa altura do seu depoimento declara:

"... há de evidenciar, com nitidez, que Anísio Teixeira, surgindo no cenário cultural do Rio de Janeiro num momento singular de sua evolução histórica, não trouxe como objetivo imediato e exclusivo à sua administração reformar, mudar o que se vinha realizando pelo puro prazer intelectual da inovação. Veio, como demonstrou sobejamente naqueles quatros anos, para administrar, isto é, planificar e dirigir, para rasgar novos rumos e proporcionar novos meios à educação, obediente aos ditames de uma inequívoca filosofia democrática que exigia fosse a educação comum a todos os integrantes da comunidade carioca - crianças, adolescentes, adultos.

Adiante transcrevemos outro trecho do capítulo escrito pela Prof.ª Juracy Silveira, no livro Anísio Teixeira: Pensamento e ação, n.º 3 da coleção Retratos do Brasil, da Editora Civilização Brasileira. Percebe-se claramente a antevisão de Anísio Teixeira, diante dos problemas brasileiros de educação:

"... Escola preocupada, igualmente, no desenvolvimento do capital humano da sociedade brasileira, num esforço consciente de formar trabalhadores de todos os ramos - intelectual, científico, técnico. Foi esse o propósito que dirigiu a ação de Anísio Teixeira após ter observado que as escolas existentes eram na sua maioria inadequadas à nova ordem política, econômica e social. Daí a sua preocupação em estender e melhorar o ensino primário, em ampliar e enriquecer as oportunidades de ensino médio, em propiciar aos adultos, além dos instrumentos fundamentais da cultura, o ensino de extensão, visando ao aproveitamento de aptidões de modo a permitir que os indivíduos melhor se ajustassem aos quadros de produção exigidos pela comunidade carioca para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades econômicas."

Capacidade de Liderança

A Prof.ª Juracy Silveira, em outro trecho, ressalta a capacidade de Anísio Teixeira de saber congregar em torno de sua obra educacional, grandes colaboradores, ressaltando os seguintes nomes:

Lourenço Filho Gilberto Freyre

Mário de Brito Venâncio Filho

Afrânio Peixoto Edgard Sussekind

Faria Góes Gastão Cruls

Pedro Matos Pedro Calmon

Artur Ramos Hélio Gama

Paranhos Fontenele Costa Ribeiro

Inácio Guimarães Carlos Werneck

Assis Ribeiro Carneiro Leão

Vila-Lobos Celso Kelly

Nereu Sampaio Faria Góes S.º

Marieta Willians Gustavo Lessa

Celina Padilha Hermes Lima

Paulo Maranhão Castro Rebelo

Felicidade Moura Castro Brehier

Alice Flexa Ribeiro Desfontaines

Arteobela Frederico Jules Perret

Maria do Carmo Vidigal Zélia Braune

Laudímia Trota

Os nomes citados pela Prof.ª Juracy Silveira dispensam comentário. Foi assim, quando diretor e secretário da Educação no Rio de Janeiro. Do mesmo modo na Secretaria de Educação da Bahia, na direção do INEP e em todos os órgãos que dirigiu. As equipes que Anísio formava em torno de si sempre foram constituídas de nomes do melhor gabarito e de valores que mais tarde se revelariam no cenário da vida educacional brasileira